terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

11 - O SENHOR SEMPRE ME SURPREENDE!



No mês de Fevereiro fomos convidados para dar uma formação para as ONGs HAREN ALDE e CRUZ DO SUL, o Beto fez a formação durante a semana, falando sobre direitos e deveres dos voluntários, motivação, legislação, etc.
Eu e Elo enceramos com um retiro no domingo pela manha. A semana foi tumultuada quase não tivemos tempo de preparar o retiro, mas rezamos muito por esta formação e pelo retiro. Fomos como sempre, na relíquia da paróquia, que um é caminhão dos anos 30, fomos para um sitio bem longe da cidade.




Iniciamos com um pequeno silêncio pedindo ao Espírito Santo o direcionamento e a docilidade de ouvirmos o Senhor neste dia.
Fiz uma pregação com a palavra Isaías 43, sobre o grande amor de Deus. Tinha preparado versículos desta palavra e depois da pregação direcionei para um pequeno deserto cada um com um versículo onde em particular meditaria em silêncio.





Voltando do deserto a Elo conduziu para que cada um fizesse sua oração com a frase que tinha recebido. Eu tinha preparado em casa um texto do capitulo 13 do Evangelho de São João onde Jesus lava os pés dos discípulos, fiz mais uma pequena pregação sobre humildade, serviço e amor.



Tinha preparado a dinâmica do lava-pés e bem perto de onde estávamos tinha um igarapé, e o Senhor falava ao meu coração: “aproveite esta água que corre, faça-os sair do comodismo”. Olhei então a água, pedi que todos se dirigissem para abeira do igarapé. Colocamos então um banquinho bem próximo da água, uma bacia e uma jarra e ali cada um saia do seu lugar buscava a água no igarapé lavava o pé do irmão enxugava e beijava. O tempo todo eu fui conduzindo a dinâmica com reflexões, orações e os próprios voluntários cantavam, de modo que ninguém ficou disperso, todos participaram.
Foi simplesmente lindo!










Quanta cura aconteceu ali, depois da dinâmica fizemos uma partilha, quantas palavras profundas. Cada um partilhou dizendo que foi um gesto difícil, mas diziam eu consegui, venci o medo o nervosismo, o orgulho e muito mais. A manhã foi intensa cheia de bênçãos.

Quero agora partilhar algo que tocou profundamente meu coração. E dizer mais uma vez: Deus sempre me surpreende!



No momento em que eu preparava os voluntários para o deserto com os versículos, me veio a mente uma historinha (parábola) que falava da segunda guerra mundial, era para que todos fizessem seu deserto sem conversar com outro. Não podia eu imaginar que através desta pequena parábola Deus agiria profundamente em alguém.
Neste retiro estava Domenico, um senhor italiano que esta passando uns meses no Marajó ele é um dos responsáveis pela ONG CRUZ DO SUL,e enquanto eu contava a parábola ele começou a soltar lágrimas porque ele viveu a segunda guerra mundial e naquele momento o Senhor o curava.


Ele ficou impressionado e na mesma hora me dizia: “eu foi tocado quando você falou da guerra porque eu vi muitas coisas”, e contou algumas situações que ele vivenciou durante a guerra. Ele estava muito feliz, me abraçava e dizia: “eu agradeço a Deus e a vocês por eu estar neste dia aqui. Eu nunca tinha vivido um momento assim. Agradeço a Deus.”


Realmente o Senhor nos surpreende a cada momento nesta missão, nos momentos em que menos esperamos, Ele age com poder, basta estar abertos para a graça acontecer. Domenico é um homem de um coração grande e Deus o presenteou aqui nesta terra cheia de dificuldades, ele experimentou a ação de Deus aqui no Marajó, com certeza ele levara para a Europa, a experiência do encontro com Deus no meio dos pobres do terceiro mundo.

Ao Senhor todo louvor, toda honra e toda glória, para sempre, sempre. Amém !!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário