sábado, 14 de fevereiro de 2009

10 - ESTAR A SERVIÇO: ISSO É MISSÃO!


A missão nesta terra é estar disponível todos os dias para aquilo que é cotidiano e ainda suprir as necessidades extras da paróquia.
Esta semana, Breves ficou sem sacerdotes na paróquia, então as celebrações na matriz pela manhã e pela tarde ficaram por conta dos missionários e da irmã Yulis . Na segunda-feira, que seria nossa folga, tivemos que fazer uma encomendação de um defunto, eu e Beto fomos até a comunidade de Santo Ezequiel Moreno, um bairro meio distante daqui fizemos mais uma vez o papel do padre. Já fazia muito tempo que não via um velório com tanto desespero da família.

Na terça logo cedo nos procuraram para rezar por um jovem que estava no barco , eu e Elo fomos até o porto e lá estava num pequeno barco com um calor de mais de 40 graus, um jovem de 27 anos, deitado na rede , sem falar, com os pés e as mãos travadas, não reage a nada somente demonstra medo, muito medo. Creio que esta em depressão profunda, a família não tem condições de levá-lo até Macapá para um tratamento com psiquiatra.

Foi mais uma experiência dolorosa, estar diante de um fato e não poder fazer quase nada, somente clamar a misericórdia do Senhor. Rezamos com autoridade em nome de Jesus para que toda a causa desta depressão fosse revelada. Ele não tem os sacramentos nem da Eucaristia nem do matrimônio. Seria necessário para ele uma boa confissão.


Dois dias depois de rezarmos por este jovem, eu e Beto estávamos na beira do rio para falar com uma professora sobre uns materiais que ela poderia providenciar a nossa comunidade São José Operário, de repente um homem nos chama para entrar em uma pequena embarcação vinda do interior , e lá estava uma senhora de idade que tinha sofrido um derrame. Pediram pra gente rezar por ela pulamos de um barco para outro e quase nem entramos no barco pois era tão pequeno ali impomos as mãos e rezamos por ela.



É só observar estas pequenas embarcações e ver quanta gente se encontra dentro delas vem para procurar recurso medico ou aposentadoria, e ali ficam dias sofrendo com o forte sol, e se alimentando mal. As vezes fico pensando nas inúmeras pessoas que sofrem nesta beira. O que fazer? O que eu Virtes posso fazer por eles? Quem fará algo por eles? Até quando? Não tenho muitas respostas. Por eles Só o Senhor.


Durante toda a semana alem dos trabalhos na comunidade São José Operário estamos correndo para organizar o REAVIVAR Carnaval com Cristo, como é o primeiro que nós organizamos esta um pouco difícil, mas estamos lutando, e Deus fará a sua obra.


Estou bastante cansada, porque o trabalho, as atividades dobraram esta semana.
Iniciei mais duas oficinas lá em são José Operário, agora tenho 4 oficinas, de pintura em tecido, trabalho com jornal(cestas, caixinhas etc.), Imã de geladeira com Biscuit e meia de seda.
Continua a oficina de cartões. Tem 47 mulheres e adolescentes, animadas nestas oficinas ,estou indo a são José Operário todos os dias, que não é tão distante em quilometros mas o sol castiga muito.

A lama nas ruas cansa demais a caminhada. Às vezes me sinto tão cansada que penso não ter forças pra chegar em casa, muitas vezes nem da tempo de tomar um banho e já tem que sair pra outra atividade pastoral, formação, grupo de oração.
Então, para não murmurar fico lembrando quantas vezes ter cantado: "Onde mandar eu irei..." só por Jesus! Ele sempre me da à força que necessito. Ele é fiel.
Nesta sexta-feira fui pregar no encontro da Pastoral da Juventude era um encontro da Prelazia do Marajó, três representantes de cada paróquia.
Falei sobre a importância da Eucaristia e a oração na vida do jovem.
Pedi ao Senhor misericórdia, pois esta semana foi dureza, só o Senhor pra dar a força e o entusiasmo.


Graças a Deus a pregação foi bem aceita e foi bom estar com estes jovens poder falar de Jesus Eucarístico, de oração pessoal, da força que move o nosso profeta Dom José Luiz Azcona, terminei a pregação e Beto finalizou com umas palavras sabias, os jovens gostaram. Glórias e louvores sejam dados ao senhor porque só pela sua misericórdia.



Padre Ademilson assessor da PJ veio de Soure para acompanhar os jovens



Servir ao senhor com toda a alegria!!

Este é meu desejo, é a razão de estar nesta missão.



"Leva-me aonde os homens necessitem tua palavra..."

Nenhum comentário:

Postar um comentário