domingo, 29 de novembro de 2009

SANTA TERESINHA ENSINA-ME A SER MISSIONARIA




Tenho meditado profundamente no que é ser misssionário, e lendo um pouco sobre a vida de Santa Teresinha, senti-me envergonhada diante de tanta doação e amor por Jesus. Senti-me mais que pequena, senti-me um nada diante de tamanho amor que ela teve por este Jesus.


Mas isso não me faz desanimar e sim lutar pela minha conversão, para que eu seja uma verdadeira missionaria, pois assim o Senhor me constituiu.


Minha condição humana muitas vezes me impede de ser pequena o bastante para Deus agir com poder e transformar meu coração num coração que ame de verdade não somente a Ele mas aos meus irmãos.

Quero voltar ao primeiro amor, me sentir Senhor no abandono de tua graça e estar com os mais pequeninos.

Eu quero reavivar este ardor me doar por inteira Senhor aos estes meus irmãos.


O ardor missionário de Teresinha se manifesta no seu zelo em salvar almas, isto é, conduzir as pessoas a Deus, fazendo-as cientes do quão são amadas pelo Senhor Misericordioso. Sua missão é fazer Deus amado, adorado, por seu amor, por sua bondade. No Carmelo compreendeu que sua missão era "fazer amado o Rei do céu, submeter-lhe o reino dos corações..."


Teresinha amplia o conceito de missão, levando-nos a compreender que, pela oração, também podemos nos tornar missionários.
A oração é o sustento da ação missionária. A eficácia da evangelização depende da união com Deus. O trabalho de um apóstolo será mais eficaz se ele for um contemplativo. Um contemplativo será tanto mais autêntico quanto mais apostólica for sua intenção.

Neste sentido, Teresinha foi uma apóstola, uma autêntica missionária pois ajudou, pela oração e por sacrifícios, os missionários, participando de seus trabalhos através de seu coração solidário, sedento de conduzir as pessoas ao conhecimento do amor misericordioso de Deus.

Para a Padroeira das Missões, a oração é uma arma invencível que Jesus lhe deu para tocar as pessoas. Muito mais que as palavras, a oração sensibiliza, testemunha, conforta e transmite esperança. Nossa vida de oração poderá estimular a santificação das pessoas através da atenção aos sinais da presença de Deus nos acontecimentos.




A Santa de Lisieux nos ensina por sua vida que a contemplação é o alicerce da missão. É necessário cultivar uma espitualidade substanciosa, radicada no Evangelho, marcada pela necessidade de estarmos na presença de Deus numa atitude de adoração e escuta. Missão que não é sedimentada na oração não oferece resultados.

Santa Teresinha, padroeira das missões, intercede junto a Jesus por todos os missionários e missionárias, por aqueles que deixam suas famílias para anunciar o Evangelho em terras distantes.

Para que possamos entender que todo cristão é chamado a ser missionário em sua própria família, em sua escola, em seu trabalho. Anunciar, evangelizar, espalhando a boa notícia de Jesus é tarefa de todos!


Que sejamos imitadores de Jesus nesta missão, que façamos unicamente a sua vontade nestas terras que tanto necessitam de missionários cheios de amor.
Sofrer por Ele sem nunca desistir!


Nenhum comentário:

Postar um comentário