quinta-feira, 14 de julho de 2011

A cada Missão nos ribeirinhos um novo se apresenta





Quero louvar ao Senhor Jesus mais uma vez pela graça de poder sentir a alegria e vivenciar o amor de Deus nos irmãos ribeirinhos, foi experiência viva de Pentecostes pelos rios e igarapés. Era visível, transparente a emoção, a alegria no olhar, nos gestos de cada criança, jovem, adulto e idoso, quando chegávamos nas comunidades e nas casas levando Jesus Eucarístico.
Nesta missão visitamos 16 comunidades e celebramos com eles.
Foi reino de Deus acontecendo.
As palavras simples, mas carregadas de emoção de cada dirigente, de cada liderança, me deixa com vergonha de ser, o que sou e me pede conversão. Em muitos momentos me senti tão nada, que tinha vontade de desaparecer.
Durante a viagem de 10 dias pelo setor do Tajapuru vivenciamos situações tristes, nas visitas que fizemos nas casas rezando com as famílias, mas também fazendo um trabalho de cunho social, entrevistando as pessoas. Elas falavam abertamente sobre a violência que vive nos rios com os piratas. Visitamos as pessoas que foram atingidas por tiros no assalto ao barco de Melgaço como foi triste ouvi-los, visitamos a menina que esta grávida e foi atingida, ainda esta com a bala alojada. Visitamos também a mãe e os irmãos do senhor que foi morto no assalto, quanta tristeza no olhar, mas também quanta fé eles demonstraram foi lição de vida pra mim.
Ainda nestas visitas encontramos muitas famílias com problemas sérios com o vicio do álcool, rezamos com elas. Varias pessoas afirmam ainda que a droga já ronda por ai.
É bem real abuso sexual de adolescentes e meninas. Um senhor mandou nos chamar para que fossemos em sua casa e ali ele nos mostrou varias fotos que ele mesmo tirou das balsas levando meninas de apenas 7 e 9 anos de idade elas ficam até três dias nas balsas se prostituindo. Isso doeu muito. E o que podemos fazer diante desta situação? Senti-me inútil, revoltada, indignada diante desta triste realidade. Só Deus, só Deus, nada mais.
Mas mesmo com tanta realidade dura encontrei muita alegria nas pessoas das comunidades, elas realmente vivenciam os momentos de oração de louvor, de convivência fraterna e absorvem tudo o que se passa na formação.
Foi comovente ver os dirigentes chorar no final dos três dias de formação agradecendo tanto a Deus e aos missionários,por tudo o que eles aprenderam, que jamais tinham ouvido tanta coisa importante, que até então estavam fazendo errado sem saber mas que agora a comunidade teria uma vida nova, com a força deste Espírito Santo que tanto pregamos a eles.
Neste setor muitos dirigentes e lideranças estavam desanimados e havia muitas intrigas entre as pessoas, ouve momentos de perdão e reconciliação com gestos concretos pessoas indo até a casa da outra pedir perdão, acompanhadas pelo sacerdote que os atendia na confissão.
Os grupos de oração que fizemos nos dois finais de semana foram um verdadeiro pentecostes foi fogo Céu que desceu sobre nós.
Eles realmente se abandonaram no Espírito santo abriram seus corações e milagres aconteceram.
Mas graça mesmo aconteceu com a presença de Jesus eucarístico. Meu Deus quantos momentos fortes vivenciamos na adoração dos dois finais de semana. Foi presente do céu.
Na simplicidade de coração todos acolheram Jesus e se prostraram verdadeiramente não somente com os joelhos, mas com o coração reconhecendo o Senhor, na adoração se podia tocar o senhor e sentir seu poder em nossas vidas momentos fortes que creio eu ,não ficarão somente no pensamento dos nossos irmãos mas sim no coração, e Jesus continuara agindo neles . Como foi de Deus, poder celebrar a quinta feira de Corpus Christi em duas comunidades, que bênção, que graça para nós e para aquele povo que já fazia um ano que não recebia Jesus Eucarístico, foi uma experiência única passear com Jesus em procissão pelos trapixes das comunidades.

Como foi lindo ver Jesus passando abençoando aquele povo.
Senti muito forte a presença real de Jesus amando, reavivando, reanimando aquele povo, aquelas lideranças, tenho certeza absoluta em meu coração que aquelas comunidades não serão as mesmas depois destes dias, não pela nossa presença, mas porque nada pode continuar indiferente quando Jesus Eucarístico passa e se derrama em amor no meio ao seu povo sedento.

Eu creio firmemente que o senhor se fez sentir nos corações daquele irmãos através da eucaristia. Quanta alegria na face daquele povo que teve a graça de ter a santa missa os três dias de formação. É muita sede da palavra, de conhecimento, de momentos fortes de oração.

A presença do padre Clayton conosco nesta missão foi muito, muito importante. Quantas missas foram celebradas, quantas confissões, quanta alegria nos olhares pela presença do sacerdote. Como o povo se sentiu amado com a presença do sacerdote.

Fiquei com os dirigentes na formação, deixando eles falarem de suas dificuldades em relação as comunidades, eles se sentem um pouco abandonados pela igreja, mas compreendem a dificuldade da paróquia em atender a todos.
Também quero partilhar, um testemunho de um senhor de uma comunidade chamada santa Rosa. Ele me contou com lagrimas nos olhos. Dizia-me ele que há muitos anos atrás Dom Azcona visitou esta comunidade e no momento em que o nosso bispo pregava parecia que as palavras entravam no coração com força ele disse que não sabia o que estava acontecendo com ele, por mais que tentasse se controlar ele não conseguia, e as lagrimas molhavam seu rosto e sua roupa. Ele não sabia o que era que estava acontecendo porque que Dom Azcona pregava, o comovia tanto que ele pensava não agüentar. Com voz carregada de emoção me dizia que desde aquele dia nunca mais se afastou de Deus e nem da igreja. Testemunhava com convicção , Aquele bispo fez eu mudar de vida ele é um profeta .

Fiquei feliz com o testemunho dele, foi bom estar diante de um fruto de uma pregação, do nosso pastor é sinal de que realmente suas palavras tem autoridade e unção são palavras proféticas.
Cada vez que visito as comunidades ribeirinhas renovo meu desejo de me consumir verdadeiramente pelo reino.

Como em Deus tudo e providencia nada é coincidência, celebramos o dia de são João Batista nas comunidades, pra mim foi mais um sinal profético, nosso projeto é SÃO JOAO BATISTA e celebrar sua memória foi sinal de Deus fiquei emocionada neste dia. Relembrando das nossas humildes orações pedindo a Deus um barco ele sabia o quanto era necessário este veiculo da evangelização e tão logo nos atendeu. Celebrei!


Como Deus é tremendo! Tive a graça de sentir mais uma grande alegria nesta missão do setor Tajapuru, comemorei meu aniversario no dia 26 de junho ultimo dia da missão. Eles fizeram uma grande festa! Ganhei um bolo imenso todas as comunidades se reuniram e dividiram as despesas do bolo e dos refrigerantes, confesso que fiquei um pouco sem graça pelo fato deles estarem gastando dinheiro pra mim.


Mas também confesso que foi o melhor aniversario da minha vida, se não o mais verdadeiro, tive muitas e grandes festas, mas creio que com tanta alegria simplicidade e sinceridade nunca, nunca celebrei pra valer o dom da minha vida como neste dia. Eles cantaram uma musica: ”Amigos para sempre é o que nós iremos ser... Chorei pra valer! Amei esse povo.
Desejo e quero continuar amando e dando o resto das minhas forças nesta missão, que hoje é parte da minha vida é força pra vencer as dores o cansaço e as enfermidades que com o passar do tempo chegam.

Obrigada Dom José, por ser ponte pra eu chegar até aqui e poder vivenciar verdadeiramente a missão, sendo rosto e memória de pentecostes, ainda que na limitação e pobreza humana, mas tenho dado alguns passos na conversão, e bem sei que meu amado Jesus me trouxe aqui justamente pra que meu coração duro pudesse se abrir um pouco mais para uma verdadeira conversão no dia a dia desta missão.
Sou grata a Dom José pelo seu testemunho de vida, pois foi ouvindo seu testemunho que ouvi o chamado de Jesus pra esta missão na Ilha do Marajó .


Ao Senhor Jesus que eu sirvo com prazer, mil vezes obrigada por esta graça


Nenhum comentário:

Postar um comentário